

Fevereiro

-
Definição do Projeto a ser feito.
Projetar uma ponte rolante na qual a mesma fará a manipulação de peças, em banhos químicos de forma automática pré programada.
-
Definição do nome do mesmo.
"Banho Químico Automatizado"
-
Definição da estrutura do projeto.
Metal.
-
Definição do tipo de controlador a ser utilizado.
Será utilizado um microcontrolador (Arduino) e neste, será anexado um Display e Teclado para parametrização.
Dia 21
-
Compra de Materiais: Arduino, display e teclado para a programação do projeto.
-
Elaboração da parte estrutural do projeto: Definição do tipo de estrutura e tipo de transmissão a ser utilizada na parte móvel.
Dia 22
Dia 23
-
Procura de Peças: Roldanas para a movimentação
-
Primeira Conversa com orientador do grupo: Apresentação do projeto para o professor Ivan.
-
Pesquisa para dimensionamento do motor de passo a ser utilizado no eixo longitudinal.
-
Ainda não temos a definição do motor por motivos de dimensionamento.
Dia 24
Dia 26
-
Desenho do primeiro esboço do projeto parcial, para dimensionamento e levantamento do material a ser usado.(cantoneiras e perfis em aço carbono)
-
Após finalização do dimensionamento e levantamento de material, foi feita a realização dos cortes de parte das peças necessárias para a montagem parcial do projeto.
-
Mediante o material já cortado (cantoneiras de aço), foi possível a solda do material para montagem do trilho de movimento longitudinal da ponte rolante automatizada.
-
Procura de roldanas para movimentação dos eixos
Ainda não foi encontrada uma roldana que se adeque ao projeto para que a movimentação dos eixos (longitudinal e transversal) seja possível.
Dia 27
Março
-
Aquisição de 4 rolamentos 696Z para desenvolver o sistema de movimentação da talha.
-
Aquisição de 4 roldanas em "V" para movimentação longitudinal da talha.
Dia 02
dia 05
-
Mudança na movimentação longitudinal da talha. Até o momento o movimento seria feito através de um motor fixado em umas das extremidades longitudinal da ponte e no centro transversal da mesma. Porém, foi constatado que para o tamanho do projeto a transferência de movimento ficaria com um custo alto. Onde houve a ideia de instalar um motor de passo em cada eixo helicoidal da ponte e fazer o acionamento dos mesmos simultaneamente para que o movimento aconteça de forma uniforme em ambos os lados. Com isso o custo seria apenas dos motores de passo, e não será necessario desenvolver um sistema de transmissão de força para cada eixo.
-
Confecção do suporte da talha, assim como a mesma. Feito através de cantoneiras de aço 1/4"
-
Instalação do eixo helicoidal para a movimentação transversal da talha. Eixo helicoidal feito com barra roscada de 1/4", onde serão fixadas duas porcas na talha e permitirá o deslocamento da mesma no sentido transversal da ponte.
-
Fixação do motor de passo na talha, no qual este mesmo terá a função de içar as peças que serão utilizadas no projeto.
dia 06
dia 07
-
Pintura da talha e suporte da mesma com prime
-
Teste do motor de passo da talha, constatado que mesmo não esta compatível com o uso no qual esta submetido, onde é necessário utilizar um motor que possua mais torque ou que possua caixa de redução. No caso foi substituído por um motor de passo com caixa de redução e verificado o funcionamento deste (sem peso), o mesmo funcionou de forma coerente.
-
Instalação de um motor DC para a movimentação transversal da talha, o motor foi fixado ao eixo helicoidal, verificado a eficácia do eixo e também do motor, este efetuou a movimentação da talha de forma correta (talha não possuía peso).
dia 08
-
Pintura do suporte da roldana e fixação da mesma através de solda (Elétrica - eletrodo revestido)
-
Pintura do restante das partes da ponte rolante (coluna e suporte de movimentação longitudinal).
dia 09
-
Implementação do eixo longitudinal, feito de barra roscada 5/16"
-
Fixação das colunas da ponte e solda do eixo longitudinal, verificado a eficácia do movimento longitudinal.
-
Pesquisa de motores de passo para fixação.
-
Compra de 2 motores de passo, para efetuar a movimentação das rosca helicoidais, que irão garantir a movimentação longitudinal da talha da ponte.
dia 10
-
Instalação das roscas helicoidais longitudinal. E teste da mesma (sem motor e sem carga na talha), para que fosse possível comprovar a sua eficácia e também garantir que não será exigido um esforço maior do que o previsto no motor de passo.
dia 12
dia 13
-
Desmontagem da parte estrutural do projeto, para que o mesmo seja encaminhado para pintura final.
-
Entrega dos motores de passo.
dia 14
-
Adaptação do motor de passo para a utilização no projeto, a principio o motor de passo ja vem adaptado com uma engrenagem, onde terá que ser feito o desbaste desta até que seja possível adaptar a mesma as roscas helicoidais, e assim garantir o funcionamento delas, e consequentemente movimentando a talha no sentido longitudinal.
-
Testes dos motores de passo e o tipo de programação que será utilizada para o acionamento do mesmo.
-
Inicio da montagem do painel elétrico, onde está situado toda a parte de controle e interface do projeto.
-
Pintura da parte estrutural da ponte rolante, na cor laranja.
-
Adesivamento dos detalhes em preto (material: vinil autocolante)
-
Montagem da parte estrutural após a pintura
-
Instalação dos atuadores em suas reais posições.
dia 15
dia 16
-
Inicio da montagem do quadro elétrico. Onde será feita a instalação de um display, teclado e um cooler para retirada de calor que possa exceder no interior, devido as pontes "H" que serão utilizadas.
-
Instalação dos atuadores após a pintura do projeto.
-
Substituição do motor a ser utilizado no eixo transversal. A principio o motor a ser utilizado no eixo transversal da ponte era um motor DC. Após a conversa com o orientador do grupo (Prof. Ivan) nos aconselhou modificar este atuador para que se possa obter uma melhor precisão no movimento transversal da talha. Contudo garantido uma facilidade na programação e também da montagem. Já que não será necessário utilizar sensores para verificação de posição da talha.
-
Adesivagem do projeto.
-
Confecção das buchas a serem utilizadas no acoplamento do motor de passo com o eixo longitudinal
-
Instalação de uma caixa de ligação para os motores de passo do eixo longitudinal, para que a ligação destes sejam efetuada de uma forma mais discreta no projeto.
dia 21
-
Compra do motor de passo a ser utilizado na movimentação do eixo transversal do projeto
-
Troca dos cabos de alimentação do motor de passo do eixo longitudinal. Os cabos nos quais vieram nos motores, se romperem em alguns pontos estes cabos eram rígidos e não possuíam uma resistência mecânica, o que os levou a romper em alguns pontos, e com isso foi necessário efetuar a troca destes (ao invés do reparo) para evitar estes tipo de problema futuramente e também por maior facilidade. Com isso foi utilizado cabo flexível de 1mm².
-
Ajuste do painel elétrico para que o teclado matricial pudesse ser instalado na parte frontal deste. teve que ajustar o cooler do painel para parte inferior, para que assim tornasse possível a instalação do teclado.
dia 22
Abril
-
Começo da montagem física da caixa elétrica do projeto, onde foi projetado seu interior devido os componentes a ser utilizado. Efetuando a elaboração do melhor layout levando em questão que os componentes que apresentam uma temperatura alta, quando estão em utilização, fossem alocados próximos ao dissipador de calor (cooler). Com isso tem-se ganho no rendimento, assim como uma melhor confiabilidade no funcionamento destes, pois se forem submetidos a um trabalho com temperatura extrema, podem apresentar defeito.
Maio
-
Início da programação, onde de inicio foi efetuado apenas a parte de parametrização do projeto, utilização do teclado matricial e display de LCD. Após este foi efetuado o ajustes de algumas partes no projeto com a finalidade de deixá-lo mais sucinto, tanto na parte de programação, quanto na parte de uma possível manutenção/ajuste neste.
-
Após, foi efetuado os testes dos atuadores, assim como sua movimentação. Assim seria Possível a elaboração da rotina de trabalho que o programa deverá executar após sua parametrização.
Junho
-
Elaboração da rotina de trabalho do projeto, para que após sua parametrização o mesmo a efetue de forma automática.
-
A rotina que o projeto executará será a seguinte:
-
1º: Içar a peça;
-
2º:Levantar a peça;
-
3º:Ir até o banho “1”;
-
4º:Descer a peça;
-
5º:Aguardar o tempo programado (tempo1);
-
6º:Levantar a peça;
-
7º:Ir até o banho “2”;
-
8º:Descer a peça;
-
9º:Aguardar o tempo programado (tempo2);
-
10º:Levantar a peça;
-
11º:Ir até o banho “3”;
-
12º:Descer a peça;